A Secretaria Municipal da Cultura, realizará no período de 9 a 13 de janeiro uma semana de Oficinas de teatro para crianças de 7 a 12 anos de idade.
A atividade, que terá certificados e será gratuita, acontecerá entre os dias 9 e 13 de janeiro na Casa de Cultura “Cristovam Ruiz”, localizada na Av. Santo Antonio, nº 136, Centro.
Ao todo serão oferecidas 40 (quarenta) vagas, divididas em 2 (duas) turmas, para crianças de 07 a 09 anos e 10 a 12 anos de idade e não há necessidade de conhecimento prévio sobre as artes da cena.
O número de vagas é limitado a 20 crianças por turma. Para participar, os pais ou responsáveis, poderão fazer a inscrição da criança diretamente com a oficineira Mariana através do telefone (14) 99651-4858 ou pelo email: marianapavanello.mp@gmail.com
A oficina tem como objetivo uma introdução à linguagem do teatro para as crianças, a partir da metodologia de teatro desenvolvida por Augusto Boal e adaptados pela oficineira Mariana Pavanello.
A proposta visa apresentar os elementos do fazer teatral através de jogos e brincadeiras teatrais numa combinação equilibrada de trabalho em grupo, num clima de jogo e liberdade. Será explorada a concentração, a criatividade, espontaneidade, imaginação, memorização e criação em grupo, possibilitando-lhe descobrir seus potenciais e aproximar-se da lúdica arte do teatro.
“No decorrer das atividades, as crianças participarão de uma dinâmica de investigação individual e coletiva dos elementos teatrais como: espaço, tempo, ritmo e peso. E para melhor assimilação dos exercícios propostos, serão realizadas rodas de conversa ao final de cada encontro”, explicou a oficineira Mariana Pavanello.
A proposta visa apresentar os elementos do fazer teatral através de jogos teatrais numa combinação equilibrada de trabalho em grupo, num clima de jogo e liberdade. Será explorada a concentração, a criatividade, espontaneidade, imaginação, memorização e criação em grupo, possibilitando-lhe descobrir seus potenciais e aproximar-se da lúdica arte do teatro.
Mariana Pavanello é uma artista mariliense, graduanda na Universidade Estadual de Londrina no curso de Artes Cênicas, e pesquisadora do encenador brasileiro Augusto Boal. Atualmente compõe a presidência da segunda Empresa Júnior de produção cultural do Brasil. Já fez parte da equipe de arte educadores do Projeto Teatro da Cidade de Marília.
Por fim, leia mais O Mariliense