A Netflix anunciou hoje uma nova fase de sua estratégia de repressão ao compartilhamento de senhas, atingindo clientes em mais de 100 países, incluindo o Brasil. A gigante do streaming está alertando os usuários de que suas contas não podem mais ser compartilhadas gratuitamente com pessoas de fora de suas residências, como parte de sua iniciativa para limitar o compartilhamento de contas.
Através do envio de e-mails, a empresa está informando os clientes em 103 países e territórios, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Austrália, Cingapura, México e Brasil, sobre essa nova política. A Netflix está deixando claro que as contas são destinadas apenas aos usuários e às pessoas que residem na mesma casa, ou seja, membros da família.
O e-mail enviado pela Netflix oferece opções de como compartilhar a conta dentro das novas regras. Se o usuário desejar compartilhar uma conta com alguém que não faz parte de sua família, ele terá duas opções: transferir um perfil para uma nova assinatura paga ou adicionar um membro extra à conta, mediante uma taxa mensal adicional de US$ 7,99 (R$ 12,90 no Brasil).
Anteriormente, a Netflix permitia o compartilhamento de senhas como uma estratégia para impulsionar o crescimento da plataforma. No entanto, devido ao impacto negativo nos resultados financeiros, a empresa decidiu tomar medidas mais rigorosas. Estima-se que mais de 100 milhões de famílias em todo o mundo compartilhem uma única conta.
A Netflix já havia começado a restringir o compartilhamento de senhas em alguns países, como Canadá, Nova Zelândia, Portugal e Espanha, no início deste ano. Os resultados financeiros mais recentes mostram um aumento líquido de 1,75 milhão de assinantes globais de streaming no primeiro trimestre, um crescimento de quase 5% em relação ao ano anterior. Apesar disso, os números ficaram abaixo das expectativas dos analistas de Wall Street, que esperavam mais de 3 milhões de novos assinantes.
Durante uma teleconferência de resultados, a Netflix revelou que houve uma reação negativa de cancelamentos em todos os mercados quando a opção de compartilhamento pago foi anunciada. E você leitor, já compartilhou com mais alguém o seu login e senha ?
Por fim, leia mais O Mariliense