OLHO BIÔNICO INSPIRADO NA RETINA HUMANA PODE DEVOLVER A VISÃO A MILHÕES DE PESSOAS

A revista cientifica britânica Nature publicou recentemente um artigo mostrando os testes de um olho biônico desenvolvido por uma equipe de engenheiros de robótica, que poderia reparar a visão de cerca de 285 milhões de pessoas cegas. O EC-EYE (abreviação de ElectroChemical EYE) é inspirado na retina humana e tem a possibilidade de estar disponível em um prazo de 5 anos.

A prótese visual foi desenvolvida por engenheiros de Hong Kong e dos Estados Unidos e traz esperança para milhões de pessoas que perderam a visão devido a degeneração macular relacionada à idade e acidentes com armas de fogo, por exemplo. O olho biônico imita a forma abobadada da retina humana, que aprimora o foco e reduz a propagação da luz à medida que passa por dez milhões de células fotorreceptoras por centímetro quadrado. Até agora, essas características naturais eram impossíveis de replicar com materiais artificiais.

O autor engenheiro Zhiyong Fan, da Universidade de Ciência e tecnologia de Hong Kong e outros membros da equipe desenvolveram diversos fotorreceptores de alta densidade colocados dentro dos poros do óxido de alumínio, um mineral quase tão duro quanto os diamantes que funcionariam para imitar a retina. Fios elétricos nervosos formados a partir de metal líquido são selados dentro de tubos de borracha que correm para o circuito externo para processar a imagem.

O próprio globo ocular é feito de silício no qual a tecnologia da retina é colocada, o espaço intermediário é ocupado pelo líquido iônico que simula o gel biológico que forma um amortecedor entre a lente e a retina atrás dela. A equipe de engenheiros lança a previsão de que em até 5 anos a tecnologia possa se tornar capaz de fabricar e implantar o EC-EYE, e que o olho biônico poderá inclusive superar a capacidade do olho humano normal, apenas aumentando a densidade dos sensores de detecção de luz.

Traduzido do site Good News Network.

Por fim leia mais O Mariliense

Leave a Reply

Your email address will not be published.