Palmeiras empata com o São Bento na estreia do Paulista

O Palmeiras recebeu a equipe do São Bento, de Sorocaba, no Allianz Parque, em São Paulo (SP), na noite deste sábado (14), às 18h30, pela 1ª rodada do Campeonato Paulista. Os times empataram sem gols, porém, em duelo marcado por um Verdão amplamente superior nas duas etapas.

O Verdão foi a campo com o time completo em relação à equipe titular que, predominantemente, vinha atuando na reta final da temporada anterior, já considerando as baixas de alguns jogadores que deixaram o clube. Por outro lado, porém, notou-se a presença de Jailson no meio-campo titular – atleta que, em 2022, passou a maior parte do tempo lesionado e, hoje, já estreou como volante titular da equipe.

Além dessas, a outra principal diferença na escalação principal que destoou levemente das mais recentes foi a presença do jovem Endrick, de 16 anos, já titular no ataque do time de Abel Ferreira – Endrick jogou oito vezes pelo clube com o duelo de hoje, dos quais quatro como titular (os anteriores na titularidade foram os três últimos dele na temporada 2022, contra o Fortaleza e América-MG, em casa, e Internacional, fora, todos pelo Brasileiro).

O duelo não saiu do 0 a 0 no Allianz Parque, mas foi agitado, tático e propositivo. No primeiro tempo, foram os visitantes que criaram a primeira grande chance do jogo, com Léo Silva, de cabeça, mas o goleiro Weverton estava esperto no lance e evitou.

O Verdão até chegou a balançar as redes, mas teve o gol anulado por impedimento de Jailson. Depois disso, porém, o Alviverde passou a abrir uma sequência de oportunidades. Primeiro, com Rony, aos 20, que saiu em velocidade, mas foi desarmado por Zé Carlos.

Depois, aos 25, o zagueiro Gustavo Gómez por muito pouco não fez o primeiro gol palmeirense do ano, acertou a trave após escanteio batido por Raphael Veiga.

E o jovem Endrick também teve seu momento: nos acréscimos, de fora da área, arriscou de perna esquerda e viu grande defesa de Zé Carlos. Ou seja: o Palmeiras, apesar de ver o São Bento iniciar melhor, depois praticamente sobrou, dominando toda a primeira etapa e não abriu o marcador por falta de sorte.

Já o segundo tempo foi praticamente um replay da etapa anterior. O que se viu foi um Palmeiras dominante, mas que por infelicidade não conseguiu fazer com que a bola entrasse. O São Bento, de volta à elite paulista, conseguiu se segurar em meio ao bombardeio palmeirense, com chances criadas por Dudu, Zé Rafael e outros.

E assim como no primeiro tempo, a etapa derradeira teve o São Bento quase chegando ao gol logo no início do prélio: aos 2 minutos, Weverton fez importante defesa em chute venenoso de Fernandinho. E depois, como na etapa anterior, bombardeio palmeirense, inclusive com direito a outro gol anulado – desta vez de Dudu, já nos minutos finais. Resultado final: 0 a 0.

Informações: Palmeiras

Por fim, leia mais O Mariliense