O Santos venceu o Blooming-BOL na noite dessa terça-feira (04), por 1 a 0, no estádio El Tahuichi, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. O gol da vitória, feito por Eduardo Bauermann saiu aos 52 minutos do segundo tempo.
O resultado deixou o time brasileiro na segunda posição do Grupo E, com três pontos, atrás do líder Newell’s Old Boys-ARG, que venceu o Audax Italiano-CHI por 1 a 0 mais cedo no Chile.
Somente o líder de cada grupo avança diretamente para as oitavas de final, enquanto os vice-líderes terão que disputar os playoffs. O Santos não jogava há quase um mês, desde sua última partida oficial em 9 de março, quando venceu o Iguatu-CE por 3 a 0 pela Copa do Brasil.
No primeiro tempo, o jogo foi tecnicamente fraco, com ambos os times enfrentando dificuldades para criar jogadas de ataque. O Blooming teve ligeira superioridade com a posse de bola e arriscou mais, mas todas as tentativas foram defendidas pelo goleiro João Paulo.
O Santos sofreu com a forte marcação do time boliviano e teve sua melhor chance aos 33 minutos, mas o lance foi anulado por posição irregular de Marcos Leonardo. No segundo tempo, o Santos melhorou e teve a chance de abrir o placar aos sete minutos, quando Marcos Leonardo foi lançado e recebeu falta do goleiro fora da área, resultando na expulsão do goleiro do Blooming.
A expulsão mudou a partida e ambos os times tiveram oportunidades de marcar. O Santos quase fez com Felipe Jonatan, mas o goleiro defendeu. O Blooming também ameaçou, mas João Paulo salvou a equipe brasileira com uma grande defesa.
Aos 52 minutos, Eduardo Bauermann aproveitou um escanteio e marcou o gol da vitória para o Santos. O Blooming volta a campo no dia 18 de abril para enfrentar o Newell’s Old Boys, enquanto o Santos recebe o Audax Italiano no dia 20 de abril, às 19h, na Vila Belmiro, em Santos.
Negociações com o Água Santa
O Santos está em negociações avançadas para contratar dois jogadores do Água Santa, equipe que disputa a final do Campeonato Paulista, contra o Palmeiras. O atacante Bruno Mezenga e o lateral-direito Gabriel Inocêncio chamaram a atenção do clube e devem assinar um contrato de empréstimo até o fim do Campeonato Brasileiro.
Após o término do vínculo, o Santos terá a opção de compra de cada um dos atletas, porém, os valores são mantidos em sigilo.
Bruno Mezenga, artilheiro do Água Santa no Paulistão com sete gols em 13 partidas, aos 34 anos de idade, tinha negociações em andamento com Juventude e Coritiba, mas deu preferência ao Santos assim que o clube demonstrou interesse.
Gabriel Inocêncio, de 28 anos de idade, é lateral-direito de origem, mas tem jogado pelo lado esquerdo no Campeonato Paulista. O jogador já passou por clubes de menor expressão no estado de São Paulo e, caso assine com o time santista, defenderá a camisa mais importante de sua carreira. Gabriel estava em negociação com o Botafogo-SP para disputar o Brasileirão da Série B, mas assim como o companheiro de clube, deu preferência ao Santos após o interesse do time.
As negociações entre as diretorias do Santos e do Água Santa têm sido facilitadas pela boa relação entre os clubes. Na semifinal do Paulistão, o Santos cedeu seu estádio, a Vila Belmiro, sem custos para a equipe de Diadema. Agora, a expectativa é que os jogadores ajudem o Santos em sua campanha na temporada.
Por fim, leia mais O Mariliense