Depois de sete rodadas completadas de um total de 38, o Campeonato Brasileiro tem um líder “improvável”, que é o Botafogo, dirigido pelo técnico português Luis Castro.
Apesar de todo o investimento através do seu principal parceiro John Textor, talvez nem o mais fanático torcedor do Botafogo imaginava que o clube seria o líder atual do Brasileirão, desbancando os gigantes Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG, entre outros.
E a diferença sobre o Palmeiras, vice-líder, que é de três pontos, pode até aumentar no final de semana, quando o time carioca fará praticamente um duelo de opostos, já que receberá o vice-lanterna América-MG no domingo (28), às 19h, no estádio Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro.
Já a equipe paulista tem um compromisso teoricamente bem mais difícil, pois jogará como visitante diante do Atlético-MG, também no domingo (28), a partir das 18h30, no Mineirão. Em caso de uma vitória botafoguense e de um tropeço do Verdão, essa diferença subirá para cinco ou até seis pontos.
Não dá pra negar também que o campeonato é longo, que é necessário ter um grande elenco para suportar essa maratona de jogos e que o Palmeiras é o adversário a ser batido no atual momento do futebol nacional e até sul-americano. Agora, é verdade também que nesse início de competição, o Botafogo vem surpreendendo, deixando sua torcida tão entusiasmada a ponto de fazer grandes filas pra adquirir ingresso para o duelo contra o América-MG.
Além das partidas envolvendo o líder Botafogo e o vice-líder Palmeiras, a 8ª rodada do Brasileirão terá outros confrontos importantes, já começando no sábado (27) com cinco jogos: Athletico-PR x Grêmio (às 16h, na Arena da Baixada, em Curitiba); Fortaleza x Vasco (às 16h, em Fortaleza); Flamengo x Cruzeiro (às 18h30, no Maracanã); Cuiabá x Coritiba (às 18h30, na Arena Pantanal, em Cuiabá); e São Paulo x Goiás (às 21h, no Morumbi).
Já para o domingo (28), além de Atlético-MG x Palmeiras e Botafogo x América-MG, outros três jogos estão marcados: Corinthians x Fluminense (às 16h, na Neo Química Arena, em São Paulo); Internacional x Bahia (às 16h, no Beira-Rio, em Porto Alegre) e Red Bull Bragantino x Santos (às 18h30, em Bragança Paulista).
Por fim, leia mais O Mariliense