Terremoto de magnitude 7.8 deixa mais de 1500 mortos na Turquia e na Síria

Um terremoto de magnitude 7.8 na escala aberta de Richter, ocorrido no sudeste da Turquia, causou mais de mil mortos e milhares de feridos na Turquia e na Síria. Acompanhamos aqui a situação ao minuto.

De acordo com a Reuters, Benjamin Netanyahu revelou que teve um pedido de ajuda humanitária a partir da Síria, estado considerado inimigo de Israel.

Netanyahu disse que ordenou envio de ajuda para a Turquia e que um “diplomata” fez o mesmo pedido para a Síria.

“Também recebemos um pedido de ajuda semelhante para as muitas vítimas do terremoto na Síria. Instruí que também fosse enviado ajuda humanitária para a Síria”, explicou Netanyahu.

Ainda de acordo com a Reuters, a Organização Mundial de Saúde disse que o número de mortes na Turquia e na Síria vai aumentar exponencialmente devido ao colapso de vários edifícios.

“Penso que é expectável que o número de mortes vai aumentar significativamente”, disse Rick Brennan, diretor de emergência regional para o mediterrâneo oriente da OMS. “Houve muitos colapsos de edifícios e esse número vai aumentar ao redor do epicentro do sismo”. Brennan explicou que a OMS está a aumentar o número de pessoas no sul da Turquia, especialmente em Gaziantep.

Por fim, leia mais O Mariliense

Fonte: RTP