Unidade de Tratamento de Queimados suspende novos atendimentos em impasse financeiro

A Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), serviço da Santa Casa de Marília com 50 anos de história, anunciou a suspensão de novos atendimentos devido a um impasse financeiro. O motivo é a falta de correção da tabela de remuneração do Sistema Único de Saúde (SUS) pelo governo estadual e pela prefeitura, que dificultam a manutenção das oito vagas oferecidas pela UTQ.

A UTQ é um serviço de destaque, especialmente em procedimentos de pediatria nas internações de longo prazo, que envolvem uma equipe multidisciplinar e diversas atividades. No entanto, segundo a Santa Casa, a conta não fecha sem correção de valores.

O impasse envolve gestão no município e disputas políticas centradas pela saúde e relações com o governo do Estado. Enquanto os embates focaram no complexo HC e na paternidade de repasses a novos serviços, a UTQ caminhava para a suspensão.

A Secretaria Municipal da Saúde informou que o atendimento a queimados é um serviço de organização estadual e que a cidade dispõe de um serviço ambulatorial para atendimento de queimaduras de pequena extensão. A prefeitura anunciou que vai manter os repasses e negociar com a DRS (Direção Regional de Saúde) e com o próprio prestador.

A UTQ conta com cirurgião plástico, intensivista e pediatra, além de profissionais de enfermagem e serviços gerais de suporte do hospital. A unidade é estruturada para receber pacientes com queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus e dispõe de sala cirúrgica para procedimentos como enxertos de pele. As internações na UTQ da Santa Casa têm a coordenação da CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Leitos de Serviços Saúde), ligada à Secretaria Estadual da Saúde.

 

Por fim, leia mais O Mariliense